(Atualizada) O reforço do negócio internacional é o principal objetivo do novo Centro de Operações que a Novabase inaugurou esta manhã e que permite reforçar a capacidade de entregar serviços de outsourcing e managed services a clientes internacionais.

O novo centro conta com mais de 3 mil metros quadrados de espaço e concentra serviços de logística, preparação e configuração de equipamentos e laboratórios, dispondo ainda de um Agile Center para serviços remotos especializados em TI. O investimento na nova estrutura é de 2 milhões de euros e o centro já integra cerca de 200 colaboradores, estando prevista a contratação de mais 50 pessoas.

Luis Salvado, CEO da Novabase, adiantou ao TeK à margem da conferência que 20% do negócio da empresa já é feito fora do país, com um peso significativo dos serviços de outsourcing e managed services. No negócio da tecnológica nacional esta componente tem um peso de 30% da faturação, sendo que 15% são resultado de serviços a clientes internacionais.

"Acreditamos que a internacionalização vai marcar os próximos anos", afirmou ainda em conferência de imprensa, sublinhando porém que isso não significa um desinvestimento em Portugal, que considera "fundamental para desenvolver competências". "Sem capacidade de experimentar soluções em Portugal não teremos sucesso na internacionalização", adianta ainda o CEO da Novabase.

O objetivo da empresa de continuar a apostar na internacionalização já tinha sido deixado claro anteriormente, sendo esta uma das linhas estratégicas definidas para a Novabase, que em 2010 cresceu 44% a nível internacional.

Nos últimos cinco anos a Novabase exportou produtos e serviços para mais de 50 países, gerando mais de 280 milhões de euros de faturação.

A apresentação do novo projeto contou com a presença do ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, que salientou que o modelo desenvolvido pela Novabase, baseado na inovação e na internacionalização, é o mesmo que o Governo defende para o país.

[caption]agile center[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador