A Novabase terminou o ano de 2014 com uma queda nos lucros pelo segundo ano consecutivo. Apesar do crescimento no volume de negócios, a tecnológica ressentiu-se dos custos da "restruturação", no valor de 1,5 milhões de euros, e de efeitos cambiais, refere o CEO, Luís Paulo Salvado, citado em comunicado.

Ao longo do passado, a Novabase lucrou um total de 3,1 milhões de euros, um número 59% inferior aos 7,5 milhões de euros apresentados em 2013. Por outro lado, o volume de negócios cresceu pelo segundo ano consecutivo e passou dos 216,8 para os 220,9 milhões de euros.

Apesar de uma queda no encaixe financeiro da tecnológica, o presidente diz que estes resultados "refletem uma boa execução da estratégia de internacionalização e enquadram-se dentro dos objetivos definidos" da empresa, nomeadamente o alargamento dos negócios além-fronteiras. Em 2014, a Novabase "cresceu 8% graças ao aumento de 42% nas operações internacionais, que representam já 40% do negócio total", um valor acima dos 35% inicialmente previstos. Para 2015, espera-se que esta componente atinja um peso de 45%.

"Em 2015 iremos manter como prioridade a internacionalização, reforçando o investimento na diferenciação das nossas ofertas", comentou Luís Paulo Salvado. "Operámos no final de 2014 uma reestruturação com o duplo objetivo de melhorar a competitividade nas operações domésticas e, simultaneamente, libertar recursos para o esforço de internacionalização", acrescentou.

O relatório da Novabase dá conta de uma estimativa de 225 milhões de euros para o volume de negócios em 2015 e um valor de EBITDA entre os 14 e os 17 milhões de euros. No ano passado, esse indicador fixou-se nos 14,7 milhões de euros, uma ligeira queda em relação aos 14,9 milhões contabilizados em 2013.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.