A Novabase apresentou ontem os resultados financeiros do primeiro semestre do ano, mostrando um regresso aos lucros, mas o volume de negócios caiu 18,6%. O regresso a terreno positivo deve-se à decisão de concentrar a actividade nos negócios core, explica a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

A tecnológica portuguesa teve um resultado líquido atribuível de 6,9 milhões de euros, que compara com perdas de 2,1 milhões de euros no mesmo período de 2008.

Apesar dos resultados líquidos positivos, a Novabase sofreu perdas de 18,6% no volume de negócios, que se cifrou em 119,8 milhões de euros, contra 147,3 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2008. Também o EBITDA caiu 11,4% para os 12,041 milhões de euros.

A área de Consulting foi a que mais contribuiu para o negócio neste primeiro semestre, registando um crescimento de 16%, seguindo-se a IMS e a Digital TV.

A empresa nota em comunicado à CMVM que o desempenho positivo apesar do contexto económico se deve à gestão de valor orientada ao negócio core da Novabase, nomeadamente nas áreas de consulting, IMS e Digital TV, que ditou também a saída dos negócios de distribuição de equipamentos móveis e de activos não estratégicos de Digital TV na Alemanha.