O Governo já estará a trabalhar em algumas áreas para ligar entidades privadas à lógica do Simplex, admitiu a secretária de Estado Graça Fonseca, sem adiantar muitos detalhes, mas dando alguns exemplos de áreas onde essa colaboração pode fazer sentido, como sejam a dos serviços básicos que usamos em casa, e de serviços, como a alteração de morada.

“Esta colaboração com o sector privado pode estender o conceito Simplex a alguns serviços privados que rivalizam com os públicos” em complexidade, disse no evento Maria Manuel Leitão Marques, ministra da presidência e da modernização administrativa.

Nos últimos quatro meses a Volta Simplex passou por todas as capitais de distrito, onde ouviu 2.034 cidadãos e empresários. Acolheu reuniões com 11 confederações, associações empresariais e ordens profissionais. Nesse período foram recebidas 1.427 participações ou sugestões.  

As medidas que vão integrar o novo Simplex serão apresentadas em maio e na maior parte dos casos serão concretizadas até final de 2017, embora nos casos onde a complexidade de execução for maior, possa não ser possível cumprir esse prazo, admite Graça Fonseca.