No primeiro trimestre deste ano as ameaças online aumentaram consideravelmente, sendo detectadas páginas infectadas com malware a cada cinco segundos.



A informação foi publicada pela Sophos que identificou uma média de mais de 15 mil páginas infectadas por dia desde o início do ano até 31 de Março. De acordo com a empresa, 79 por cento dos sites afectados com este tipo de malware eram páginas legítimas que tinham sido atacadas.



Exemplos disso foram as páginas da ITV e de um site que vendia bilhetes para o Euro 2008, ambas atacadas com o objectivo de prejudicar os internautas que acediam a estes espaços online.



As ameaças mais detectadas pela SophosLabs foram as Mal/Iframe e Mal/ObfJS, ambas responsáveis por metade das infecções online, que tiram partido de vulnerabilidades dos sites para se propagarem.



No que se relaciona com a lista de países a alojar a maioria das páginas infectadas, os dados mostram que os Estados Unidos se destacam comparativamente aos restantes. Se no ano passado, 25 por cento dos sites afectados estavam localizados nos EUA, agora a mesma percentagem desceu para metade.



A China aloja actualmente um terço de todos os sites infectados, e não metade como no ano passado, enquanto que o Reino Unido aloja 1,1 por cento e a Tailândia 1 por cento.



Notícias Relacionadas:

2008-04-11 - 72% dos computadores empresariais infectados com malware