Safety Pass é o nome do novo serviço para pequenos pagamentos que a NTT Communications vai lançar já no dia 1 de Novembro. Suportado num cartão inteligente com um chip integrado, o serviço garante também aos clientes a entrega de um leitor destes cartões para integrar no computador pessoal.




A NTT pretende que este sistema de pagamentos seja usado na Internet para aquisição de produtos de pequeno valor, ou por exemplo de conteúdos digitais. Os interessados terão de pagar uma taxa anual de mil yen (9 euros ou 1.824$00) pela qual terão direito ao cartão e ao leitor de cartões para ligar ao PC.




Por cada compra efectuada online, a NTT cobrrará também uma taxa de 10 yen, mas a empresa tenciona vir a reduzir este valor para 5 yen (0,04 euros ou 9 escudos) sempre que a aquisição ultrapasse os 50 yen (0,4 euros ou 91 escudos). As aquisições são geridas pelo servidor de transacções da NTT e debitadas numa conta bancária previamente definida ou numa conta de cartão de crédito.




Além deste serviço de pagamentos de pequenas quantias online, a NTT vai também disponibilizar um "Smooth Order Service" que deverá permitir aos utilizadores fazer pagamentos na Internet sem indicarem ao comerciante a sua conta bancária ou número de cartão de crédito, desde que se tenham pré-registado no serviço.




A empresa garante que existem já algumas companhias associadas a este projecto que vão emitir cartões inteligentes que suportam a capacidade Safety Pass, além de ter o compromisso de 150 lojas online japonesas que vão aceitar estes pagamentos.

Notícias Relacionadas:

2001-09-20 - SIBS e Unicre juntas no MBNet

2001-08-30 - Visa adopta password para protecção em compras online

2001-07-31 - Yahoo vai lançar sistema de pagamentos via Internet para todo o mundo

2001-05-02 - Internet com novas formas de pagamento em França