O volume de publicidade online nos Estados Unidos registou um aumento de 49 por cento durante o ano passado, culminando em mais de 200 mil milhões de impressões no quarto trimestre de 2003, de acordo com dados da DoubleClick e da Nielsen//NetRatings. O crescimento do número de anúncios levou contudo a que a taxa de resposta entre os destinatários baixasse.



A preferência pelos anúncios de grande dimensão também parece ter aumentado. Os chamados anúncios leaderboard (728x90), registaram um crescimento de mais de 900 por cento em 2003, enquanto os button-sized (88x31) tiveram um decréscimo de 58 por cento. O antigamente popular banner (468x60), viu a sua quota descer 12,6 por cento entre o primeiro e o último trimestre de 2003, enquanto os pop-ups (250x250) baixaram 25 por cento.



A utilização de rich media registou um aumento anual de 42 por cento, mas apenas 12 por cento dos anunciantes recorrem à tecnologia. O rich media foi o formato que maior presença obteve entre os portfólios dos anunciantes durante o terceiro trimestre do ano.



A Nielsen//NetRatings considerou desapontantes as taxas de click-through aos anúncios no quarto trimestre, contudo, em cada 1.000 impressões eram conseguidos seis cliques. A resposta aos anúncios rich media decresceu dos 2,15 por cento registados no início do ano, para os 1,24 por cento no quarto trimestre. O estudo indica que a queda geral dos click-throughs está relacionada com o aumento dos anúncios disponíveis.



O marketing através de email atingiu o seu máximo durante o final do ano, a provar que apesar do aumento da taxa de spam, da legislação governamental e, agora, da possibilidade de pagamento pelo envio, o correio electrónico é um bom meio para anunciar produtos e serviços.



O estudo da DoubleClick relativo ao quarto trimestre de 2003 revelou que as taxas de entrega, abertura e click-through na publicidade que chega por email aumentaram, o que leva Eric Kirby, vice-presidente e director geral dos serviços estratégicos da empresa, a prever que a indústria sobreviva aos obstáculos emergentes.



Notícias Relacionadas:

2003-09-12 - Novo standard de identificação para anúncios publicitários ganha apoios da indústria

2002-05-06 - Anunciantes de marcas tradicionais preferem rich media

2002-03-06 - Anúncios Web de grande formato ganham popularidade