Entre Julho e Setembro deste ano, foram contabilizados 17 mil novos clientes aderentes ao serviço de distribuição de televisão por cabo em Portugal. A entrada dos novos subscritores corresponde a um crescimento de um ponto percentual, o que significa que o número total de clientes se mantém nos 1,5 milhões de assinantes, mostram os números da ANACOM.



Tomando por base de comparação os números do trimestre homólogo, é possível observar um crescimento de 5 por cento, ou seja, o correspondente a 70 mil novos assinantes.



As regiões Norte e o Algarve foram as que registaram o maior aumento ao longo do trimestre em causa com um crescimento de 2,6 e 2,3 por cento respectivamente. Face aos números de há um ano, foram as regiões do Alentejo e do Norte as que mais se destacaram - cerca de 11 por cento em ambos os casos.



No final de Setembro, a fatia de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo corresponde a 26,6 por cento do total dos alojamentos portugueses, ou seja, um ponto percentual do que no mesmo trimestre do ano passado.



Os dados do regulador demonstram que as Ilhas da Madeira e do Alentejo continuam a ser, respectivamente, as regiões com maior e menor taxa de penetração do serviço no território português. A distribuição dos subscritores destes serviços mantém-se praticamente inalterada, com a região de Lisboa a concentrar quase metade do número total de assinantes de televisão por cabo.



No final do trimestre em análise, o número de alojamentos cablados ascendia aos quatro milhões. Quanto à distribuição relativa das casas com acesso a televisão por cabo, a região de Lisboa é a que se destaca com cerca de 44 por cento de alojamentos cablados.



Os serviços de distribuição de televisão através de DTH contava no final de Setembro com 458 mil assinantes, mais 2,9 por cento do que no trimestre anterior e 13,7 por cento acima dos valores do ano do mesmo período de 2006, o que em termos absolutos corresponde a mais 13 mil assinantes.



A região centro contou com o crescimento mais elevado neste indicador (3,5 por cento), enquanto que as regiões Norte e Centro continuam a ser as que concentram o maior número de assinantes da tecnologia Direct to Home, ambas com uma percentagem de assinantes superior a 30 por cento do total.



O balanço trimestral mostra que o número de assinantes dos serviços de distribuição de sinal de TV por subscrição suportados em redes de distribuição por cabo ou satélite (DTH) representavam cerca de 34,9 por cento dos alojamentos, enquanto que o número de assinantes destes serviços era de 1,926 milhões. Do número total assinantes dos referidos serviços, 76,2 por cento subscreviam redes de distribuição por cabo.



Notícias Relacionadas:

2007-08-11 - Número de clientes de televisão por cabo ascende aos 1,5 milhões no 2º trimestre