Os dados da Anacom revelam que o número de clientes de serviço telefónico fixo em acesso directo atingiu os 3,184 milhões no final do terceiro trimestre deste ano, registando um aumento de 0,4 por cento face ao trimestre anterior. Já os novos prestadores de serviços registaram um aumento significativo de 13,9 por cento, relativamente ao número de clientes de acesso directo.

No serviço indirecto de pré-selecção, o número de clientes aumentou 2,9 por cento, absorvendo 465 mil utilizadores e reflectindo a entrada de novos operadores. Já o número de clientes activos de acesso através da selecção chamada-a-chamada atingiu cerca de 99 mil clientes, valor ligeiramente superior ao observado no trimestre anterior (0,6 por cento).

No terceiro trimestre, a quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 1,1 pontos percentuais, para 90,9 por cento. Nas modalidades de acesso indirecto, os restantes prestadores continuam a obter quotas de mercado superiores a 99 por cento.

A Anacom apurou também que o parque de acessos telefónicos instalados a pedido dos utilizadores, no final do terceiro trimestre, permaneceu inalterado, enquanto os postos públicos instalados diminuíram 1,2 por cento para os 46 mil.

Relativamente às quotas de acessos, as empresas do Grupo Portugal Telecom continuam a deter a maioria dos acessos instalados, com 90,6 por cento dos acessos instalados a pedido dos clientes, menos 0,9 por cento do que no segundo trimestre. A Anacom aponta como razão para esta quebra a diminuição da utilização do serviço fixo tradicional e o crescimento das ofertas em pacote dos operadores de televisão por cabo e de Internet.

Os dados do regulador concluem que o tráfego total na rede fixa durante o terceiro trimestre deste ano foi de 2.446 milhões de minutos resultantes de 783 milhões de chamadas e que o volume de minutos diminuiu 6,9 por cento, assim como o volume de chamadas que decresceu 5,2 por cento. Esta quebra prende-se com a descida acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up.

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