Em 2002, 84,4 das empresas portuguesas com dez e mais trabalhadores possuiam computadores, ao passo que 71,8 das companhias dispunham de acesso à Internet, ou seja, cerca de três em cada dez, segundo números de um relatório hoje revelado. O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da
Comunicação nas empresas 2002
foi realizado no ano passado pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com o extinto Observatório das Ciências e das Tecnologias e com a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento.

Segundo esse estudo, hoje apresentado no final da reunião da Comissão Interministerial Inovação e Conhecimento (CIIC), as grandes empresas - cujo número de empregados ao serviço é igual ou superior a 250 - são as que apresentam níveis elevados de posse de computadores e de acessos à Internet, dado que o primeiro dos indicadores se situa nos 99,5 por cento e o segundo nos 98,4 por cento.

Porém, a média de ligação à Internet nas empresas com mais de 10 funcionários é de 72%, tendo crescido apenas 9% entre 2001 e 2002. Pelo contrário, o número de empresas que se usa ligações de banda larga apresentou um crescimento de 43%, correspondendo a 20% de todas as empresas com mais de 10 funcionários.

De acordo com a análise efectuada, o sector que apresenta menores níveis de posse e utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação é o da indústria transformadora. Em situação inversa estão as empresas inseridas nas actividades de alojamento e que prestam serviços financeiros, onde a percentagem de adopção destas tecnologias é de 100 por cento, correspondendo a uma cobertura total.

No que respeita aos indicadores relacionados com o comércio electrónico, o inquérito adianta que em 2002 16,5 por cento das empresas com dez ou mais trabalhadores adquiriram online bens ou serviços e que 7,4 por cento efectuaram vendas através da Web. As práticas de e-commerce envolvendo a aquisição de bens ou serviços abrangem 23 por cento das empresas que, segundo o estudo, possuem ligação à Internet. Por seu lado, dez por cento das empresas com acesso à Internet realizam vendas online.

Tal como nas ligações à Internet, são as empresas de maiores dimensões que detêm as percentagens mais elevadas de adopção do comércio electrónico, dado que 30,9 e 29,6 por cento destas companhias realizam, respectivamente, aquisições e vendas de bens ou serviços através de comércio electrónico.

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