O último Bareme Internet da Marktest revela que existem em Portugal 3.839 mil utilizadores de Internet, cerca de metade dos indivíduos com residência no continente. De acordo com a empresa de estudos de mercado, a evolução representa uma multiplicação de oito vezes no número de utilizadores registado há cerca de uma década.



O aumento do número de utilizadores do serviço tem visto os ritmos de crescimento anual serem reduzidos, tornado-se mais heterogéneo o perfil de quem frequenta a net. Ainda assim, continua a ser possível encontrar grupos onde o uso da Internet é generalizado e outros onde a tecnologia ainda tem pouca penetração. É o caso dos estudantes versus donas de casa. Enquanto no primeiro grupo 95,9 por cento utilizam a Internet, no segundo essa utilização não vai além dos 3,7 por cento.



As classes sociais são também ainda outro factor diferenciador na penetração da Internet. O serviço é largamente mais utilizado por indivíduos de classe elevada (96,2 por cento), do que por indivíduos de uma classe mais baixa (17 por cento).



Numa análise por faixas etárias a discrepâncias também são vincadas. Noventa e cinco por cento dos jovens com idades entre os 15 e os 24 anos acedem à rede, enquanto apenas 3,7 por cento dos idosos o fazem. Já entre mulheres e homens as diferenças praticamente esbateram-se: 46,5 por cento das mulheres usa hoje a Internet, assim como 56 por cento dos homens.



Por regiões, Lisboa e Porto são as que mais se fazem representar na net com um pouco mais de metade da população a ter acesso à tecnologia. Nas restantes regiões do país a penetração da tecnologia mantém-se mais baixa.



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