Um estudo de mercado efectuado pela comScore Networks aos maiores mercados utilizadores de Internet a nível mundial, incluindo China e Índia, apurou que o número de utilizadores online com idade superior a 15 anos chegou aos 694 milhões, o que corresponde a 14% da população mundial.

De acordo com a comScore Networks, actualmente os utilizadores norte-americanos representam menos de um quarto do total contabilizado a nível mundial. Esta é uma realidade bastante diferente da que se verificava há 10 anos atrás, quando os Estados Unidos representavam dois terços da audiência total.

O mesmo estudo revelou que, ainda assim, os norte-americanos continuam a ser o país com mais utilizadores, cerca de 152 milhões, seguido pela China (72 milhões), Japão (52 milhões), Alemanha (32 milhões) e Grã-Bretanha (30 milhões).

No que diz respeito ao tempo passado a navegar pela Internet, a análise mostra que Israel tem o maior tempo de utilização médio, cerca de 57,5 horas por mês, o dobro do tempo dispendido pelos americanos.

Quanto aos sites mais visitados por estes utilizadores, a sondagem concluiu que o MSN da Microsoft é o mais requisitado, com 538,6 milhões de utilizadores, seguido pelo Google, com 495,8 milhões e o Yahoo com 480,2 milhões de utilizadores.

Os 694 milhões de utilizadores contabilizados no estudo não incluem, no entanto, utilizadores que acedam a conteúdos online através de computadores públicos ou dispositivos móveis tais como, PDA's, telemóveis, entre outros.

Em Portugal o consumo doméstico de Internet aumentou em 3,4 por cento no primeiro trimestre deste ano, indicam os números da Marktest. Entre Janeiro e Março, 1 531 mil utilizadores, com 4 e mais anos, acederam à Internet a partir das suas casas.

O tempo dispendido pelos utilizadores na consulta de conteúdos online também aumentou cerca de 30,8% face ao mesmo período do ano passado, situando-se nas 29 horas e 30 minutos por utilizador.

Segundo os gráficos de análise disponíveis no site da Marktest, no passado mês de Abril a maioria dos utilizadores portugueses de Internet são indivíduos situados numa faixa etária entre os 15 e os 24 anos, do sexo masculino e maioritariamente residentes na Grande Lisboa.

Notícias Relacionadas:

2006-04-17 - Internet duplicou número de sítios em três anos

2006-04-15 - Downloads motivam visita de 80% dos internautas portugueses a sites