A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico terá recebido um pedido por parte do grupo G-20 no sentido de estabelecer medidas que evitem que as grandes empresas desviem os seus lucros para paraísos fiscais, avança a Reuters, que terá tido acesso ao documento que está a ser desenvolvido.

O facto de algumas tecnológicas, como a Apple e a Google, procurarem pagar menos impostos, aproveitando diferenças e lacunas nas políticas tributárias de alguns países, tem feito correr alguma tinta na imprensa nos últimos tempos.

"As regras fiscais nacionais e internacionais deveriam ser modificadas para alinhar mais plenamente o destino dos lucros com a atividade económica que gera esses ganhos", refere-se no projeto, reiterando as declarações feitas no ano passado por políticos norte-americanos e europeus.

Com o plano de ação a instituir pretende-se que os membros do G-20, entre eles alguns países da OCDE, façam alterações específicas às regras tributárias internacionais no espaço de um a dois anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico