O Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES) promove entre 4 e 12 de Abril um road show de divulgação da base de dados Web of Knowledge (WoK) prioritariamente destinado a docentes, investigadores e alunos em vários estabelecimentos de ensino superior, de norte a sul do país.



As acções de divulgação contarão com o apoio da UMIC, a Agência para a Sociedade do Conhecimento, e da Thomson ISI, com quem o OCES renovou recentemente o contrato de disponibilização da WoK à comunidade científica nacional.



Com a iniciativa, o OCES pretende dar a conhecer as potencialidades da plataforma como "instrumento de pesquisa bibliográfica, de quantificação da produção científica internacionalmente referenciada e de avaliação do output dos sistemas científicos nacionais, das instituições científicas e dos investigadores individuais", refere-se numa nota enviada à imprensa.



A base de dados, cuja actualização é permanente, compreende informação recolhida em mais de 8.500 revistas científicas, actas de conferências científicas, resumos de artigos e links e pode ser acedida a partir da b-on, onde se integra.



Em declarações ao TeK, Teresa de Lemos, directora do Observatório, explicou que a WoK não contempla a disponibilização dos textos integrais das publicações a que está ligada - como acontece relativamente aos restantes conteúdos apresentados na b-on -, mas possui no motor de busca um instrumento de pesquisa bibliográfica muito apurado.



Ao contrário da b-on, os organismos públicos e privados sem fins lucrativos podem aceder gratuitamente à WoK. A plataforma tem vindo, segundo os seus responsáveis, a registar um número crescente de consultas, somando em 2004, em Portugal, cerca de 780 mil.



Notícias Relacionadas:

2005-02-16 - Número de publicações científicas disponíveis na b-on quase quadruplica

2005-01-21 - e-U comemora dois anos com anúncio de novas vantagens para os universitários

2004-04-19 - Portal da Biblioteca Científica Digital facilita acesso a conhecimento online