Duas empresas portuguesas, a OniSolutions, do grupo Oni SGPS - vocacionada para o mercado empresarial - e a BDNET - World Business Databases, especializada em bases de dados empresariais desenvolveram em parceria um centro mundial de negócios que estará disponível na Web a partir de Novembro, de uma forma permanente.



Este projecto, dirigido a todas as empresas, vai utilizar o sistema WISe - World Interbank Solution -, que foi criado pela BDNET e consiste num servidor mundial onde são colocadas propostas de negócio, através de uma aplicação online disponível em cinco línguas - português, alemão, inglês, espanhol e francês - que possibilita a comunicação em tempo real entre as organizações.



A iniciativa distingue-se de um eMarketplace tradicional pelo facto de todas as oportunidades de negócio serem certificadas por um conjunto de bancos internacionais. Os membros do serviço são, assim, aceites por essas entidades financeiras. A ferramenta de gestão é comercializada exclusivamente pelos bancos, de forma a garantir a credibilidade da plataforma de negócios, pois o banco apenas concede o acesso ao sistema às empresas que são já suas clientes. Por outro lado, os negócios são acordados pelas instituições bancárias.



A agência de comunicação da OniSolutions informou, em declarações ao TeK, que para se inscreverem, os empresários têm que se deslocar a uma agência bancária dos bancos participantes e pagar 200 contos para ter acesso durante um ano ao serviço.



O comunicado refere que o "WISe permite - na perspectiva das empresas - potenciar lucros, eliminar o riscos e reduzir custos", ao mesmo tempo que, do ponto de vista da banca, "promove a captação de divisas e de investimentos estrangeiros e o aumento dos recursos", bem como "dinamiza as operações bancárias relativas as transacções internacionais".



A tecnologia desenvolvida pela BDNET permite o acesso a um site de pesquisa simples, com uma base de dados completa e mais de mil páginas de informação detalhada, actualizadas constantemente. "Basta inserir a área de negócio pretendida para que imediatamente surjam as propostas disponíveis na rede", refere ainda o comunicado.



Notícias Relacionadas:

2001-02-05 - B2B europeu cresce 2.300 por cento até 2005

2001-01-15 - Espanha e Suécia na cauda da Europa nos negócios online

2000-08-22 - B2B absorve metade dos investimentos de instalação online

2000-08-02 - PT Prime em plataforma de B2B no Mercosul