A Oracle vai adquirir a Hyperion Solutions por 3,3 mil milhões de dólares. Os produtos da empresa de business intelligence são usados por 55 por cento dos clientes da principal rival da Oracle, a alemã SAP.



Nos termos do acordo a Oracle vai pagar 52 dólares por acção pela companhia que desenvolve produtos utilizados por directores financeiros e gestores para medir os indicadores de performance das companhias. O valor representa um prémio de 21 por cento face ao último valor de fecho da Hyperion, que dá emprego a 2.700 colaboradores.



Citados na imprensa internacional vários analistas sublinham que o negócio está a causar alguma incerteza junto dos restantes players do sector, que temem as implicações da operação de concentração nos seus negócios.



A Oracle lidera o mercado de bases de dados mas é mais fraca na área das business applications, onde o mercado é liderado pela SAP. Ao longo dos últimos anos a companhia americana tem tentado alterar o seu perfil apostando em várias aquisições que reforçam a presença na área das aplicações.



No âmbito desta estratégia já comprou a PeopleSoft, numa das OPAs hostis mais comentada do mercado das TIs. Adquiriu também a JD Edwards, a Retek, entre outras, num investimento total de 20 mil milhões de dólares que serviu para adquirir 30 empresas em três anos.


O novo negócio deverá estar concluído em Abril.



Notícias Relacionadas:

2003-06-06 - Oracle faz proposta de aquisição à PeopleSoft no valor de 5,1 mil milhões de dólares

2005-08-02 - Oracle anuncia aquisição de 41% do capital da I-flex

2005-03-23 - Retek opta por proposta de 643 milhões de dólares da Oracle

2005-03-29 - Oracle anuncia aquisição de empresa na área da segurança

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.