O portal Oracle
Portugal
tem um novo espaço dedicado ao sector público. Ali se pode
encontrar, entre outros assuntos, o agendamento de actividades, a descrição
de produtos e casos práticos já a decorrer na Internet portuguesa, sob a
égide da Oracle. É ainda possível subscrever, naquele endereço, a newsletter "Modernizar" (em versão online ou em
papel) que visa disponibilizar informação sobre eventos e proporcionar
referências práticas sobre um conjunto integrado de aplicações que têm por
objectivo aproximar os cidadãos dos organismos do Estado e de outros órgãos
da administração.


Edmundo Silva, director de vendas do departamento Public Services Comms &
Media da Oracle, refere que "o site português, inspirado na homepage
corporativa, procura chegar mais perto da Administração Pública portuguesa,
pois cada vez mais os trabalhadores têm acesso à Internet (já rondam os 73
por cento, segundo estudo publicado pelo Observatório da Ciência e
Tecnologia sobre dados de 2000)".


A Oracle Portugal, apoiada por aquela área do seu portal e uma nova linha
telefónica personalizada, opta agora por divulgar projectos inovadores com
base em Tecnologia e Aplicações Oracle, realizando diversas workshops
temáticas que consolidam os conceitos de eGovernment e da participação dos
cidadãos online. A oferta específica da Oracle, neste âmbito, assenta na
utilização de bases de dados e ferramentas de desenvolvimento em sistemas
operacionais de saúde, economia e serviços financeiros.


Dos exemplos, que usam produtos específicos para o sector público,
nomeadamente o Oracle Interaction Center ou o Oracle iPortal, pode
destacar-se o site do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, que na
opinião de Edmundo Silva "congrega de forma integrada informação,
formulários, estudos online e a participação concreta dos cidadãos, que
visitam aquele portal".

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