A Oracle marcou para hoje um evento onde promete pormenores sobre a integração da Sun no negócio da empresa, mas numa entrevista ao The Wall Street Journal, Larry Ellison, presidente da companhia, desvenda já parte das novidades que se prepara para anunciar, quase à hora marcada pela Apple para revelar mais uma novidade tecnológica que promete dar que falar.

Na entrevista ao diário, Larry Elisson assegura que a empresa tem planos para contratar 2 mil novos engenheiros e vendedores, um número que, assegura, será mais elevado que o previsto para despedimentos na Sun, em consequência da integração da empresa na Oracle.

Algo que já ficou claro em posições anteriores da empresa é o facto do negócio fazer da Oracle uma empresa de hardware e software e não apenas uma empresa de software, como era até agora. Ao jornal o gestor também focou este ponto e as potencialidades que a empresa passa a dispor para fazer a integração de software e hardware.

A este propósito revelou que a integração da Sun vai permitir o lançamento de uma nova linha de sistemas de computação que terá dois lançamentos, já no próximo ano.

A intervenção de Larry Ellison marcada para esta tarde deverá ainda permitir esclarecer como vai a empresa gerir os activos que se sobrepõem na oferta das duas empresas.

Recorde-se que só na semana passada a Oracle conseguiu uma aprovação definitiva do regulador europeu ao negócio com a Sun, uma autorização essencial para que o processo de integração pudesse avançar.

O presidente da Oracle também afirmou esperar que Jonathan Schwartz, CEO da Sun, e Scott McNealy, co-fundador e chairman, continuem na empresa. Contudo não é isso que diz a imprensa especializada citando fontes próximas ao processo. Numa carta de despedida aos colaboradores Scott McNealy também deixa um tom que oarece confirmar os rumores.