Durante o mês de Abril foram transaccionados cerca de 386 milhões de euros via Internet, o que corresponde a uma quebra de 6,5 por cento face ao mês anterior e de uns significativos 17,8 por cento comparativamente com o mês homólogo de 2004, indicam os números recentemente disponibilizados pela CMVM.

O volume médio transaccionado por cada sessão de bolsa também desceu 6,5 por cento face a Março, totalizando cerca de 18 milhões de euros. Esta quebra de valores é atribuída pela CMVM à evolução desfavorável do PSI-20, impulsionada pela descida da Portugal Telecom, da EDP e do BCP.

Em termos médios, o volume negociado por sessão da Euronext Lisbon situou-se nos 115 milhões de euros, 2,8 por cento acima do verificado no mês de Março, embora muito longe do ocorrido no mês homólogo de 2004 (37 por cento). O peso do volume negociado através deste canal, no total das transacções efectuadas em sessões normais da Euronext Lisbon, registou uma diminuição de 0,8 por cento face ao mês anterior, divulgou ainda a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A contracção do total transaccionado via online reflectiu-se na actividade de 2/3 dos intermediários financeiros, destacando o BPI e o BIG que perderam respectivamente 2,1 e 0,5 por cento de quota de mercado. Em contrapartida, as empresas que registaram uma variação positiva ou menos negativa foram o Activo Bank e o Caixa BI que conquistaram 1,5 e 0,5 por cento da quota de mercado. É de realçar ainda o crescimento de 122 por cento do Barclays, que duplicou a sua quota, ultrapassando o Montepio Geral e o Finibanco.

Relativamente a variações homólogas, o ActivoBank e o BIG perderam no seu conjunto 7,5 por cento de quota, uma consequência da contracção do volume negociado em 27 e 32 pontos percentuais respectivamente. Por oposição, os intermediários financeiros que mais aumentaram a sua quota face ao mês homólogo de 2004 foram o Banco Best, tendo aumentado 28 por cento do volume intermediado, o BCP e o BPI. No período homólogo, destacam-se pela positiva o BIC e o Barclays e pela negativa o Finibanco e a CGD.

Notícias Relacionadas:
2005-03-21 - Transacções de bolsa online atingem os 30 milhões por sessão em Fevereiro