Um perfil feito a Jony Ive pelo New Yorker deu muito que falar esta semana. Entre as revelações feitas em relação a uma das principais caras da Apple, Ive comentou o papel de um designer no seio de uma empresa e deu uma "alfinetada" à Motorola.

Tudo por causa do Moto Maker - o serviço que oferece ao consumidor a opção de escolher a aparência do equipamento. Quem não gostou do que leu foi Rick Osterloh, presidente da Motorola, que respondeu na mesma moeda.

Apesar de ter pedido para não mencionar o nome da empresa a que se estava a referir, Jony Ive, responsável pelo departamento de design da tecnológica norte-americana, disse em entrevista que os designers de uma empresa devem ter um papel ativo na construção dos produtos.

Negou assim, alegadamente, os ideais da Motorola, que oferece essa possibilidade ao consumidor. "O conceito deles de 'escolham o que quiserem', a cor que quiserem, acho que é abdicar das responsabilidades do designer", referiu o funcionário da Apple.

Estas palavras não terão caído bem junto de Rick Osterloh, presidente da Motorola, que veio rapidamente a público defender as cores da sua empresa. "Acreditamos que o consumidor final deva estar diretamente envolvido no processo de fabrico dos produtos", disse Osterloh em entrevista à BBC.

Para além disso, o presidente da subsidiária da Lenovo referiu que o objetivo é criar uma linha de produtos "acessíveis" e que, nesse campo "está a ser tomada uma posição diretamente contra a Apple", que "cobra preços exorbitantes".

"O futuro não passa por aí. Um bom smartphone e uma boa experiência de Internet mobile não devem ser considerados como um luxo. Deve ser uma escolha simples para toda a gente", acrescentou o executivo da Motorola.

Quando ainda era controlada pela Google, a Motorola lançou em 2013 o Moto X juntamente com o Moto Maker, disponível para as operadoras de alguns países. O objetivo era que o consumidor pudesse personalizar o equipamento de acordo com os seus gostos, alterando as cores, acabamentos e oferecendo até mesmo a possibilidade de gravar uma mensagem no smartphone.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.