A Overture Services, empresa responsável por um serviço que cobra a sites da Web para aparecerem em lugares destacados nos resultados de pesquisas dos cibernautas, anunciou ontem que pretende adquirir a unidade de Internet da norueguesa Fast Search and Transfer
(FAST) por um montante de 100 milhões de dólares, depois de na semana passada ter concordado pagar 140 milhões de dólares à CMGI pela compra do motor de pesquisa Altavista.

A companhia afirma que pretende combinar as tecnologias das empresas adquiridas de forma a oferecer um maior número de métodos de pesquisa na Web que sejam, ao mesmo tempo, mais eficientes, assegurando ainda um maior âmbito de distribuição para os seus 80 mil anunciantes.

Neste negócio, que deverá ser finalizado em Abril, a Overture irá pagar à FAST 70 milhões de dólares adiantados e até 30 milhões de dólares ao longo dos próximos três anos, caso determinados objectivos financeiros forem atingidos. Em troca, irá ficar com os sites FAST WebSearch, AlltheWeb.com e o FAST PartnerSite. Desta forma, a FAST irá permanecer com uma divisão de maiores dimensões que licencia ferramentas de pesquisa aos sites da Web das empresas.

Estas aquisições têm como objectivo fazer expandir a Overture para além do seu negócio de pesquisa pay-for-placement - em que os resultados são disponibilizados com base no anunciante que oferecer mais dinheiro por termos como "viagens" ou "música" - e permitir que a companhia possa concorrer directamente com serviços de pesquisa mais importantes, como o Google e o Yahoo!, que adquiriu em Dezembro passado a Inktomi, empresa especializada em software de pesquisa na Web, por 235 milhões de dólares.

Os responsáveis da Overture estimam que os dois negócios venham a gerar uma redução dos ganhos relativos a 2003 por cerca de 20-21 cêntimos por acção, excluindo despesas excepcionais. Contudo, acrescentam, as aquisições não deverão ter nenhum efeito nos ganhos de 2004, podendo eventualmente até contribuir para a sua subida.

Notícias Relacionadas:
2003-02-20 - Overture compra motor de pesquisa AltaVista por 140 milhões de dólares
2002-12-27 - Yahoo compra Inktomi para reforçar pesquisa
2002-11-13 - AltaVista renovado com interface mais focado no motor de busca
2002-04-08 - Overture processa Google alegando violação de patente
2001-09-11 - GoTo transforma-se em Overture