A fabricante de PDAs (Personal Digital Assistants) Palm anunciou que a separação dos negócios de hardware e software deverá estar terminada nas próximas semanas, logo após a conclusão da aquisição da Handspring.



Depois de dois anos a estudar o impacto da alteração de nome e investidos vários milhares de dólares, a empresa decidiu que a sua unidade de hardware se irá chamar PalmOne, enquanto a divisão de software mantém o nome PalmSource, anunciou a Palm em comunicado.



O branding Palm será detido por uma holding sob a qual passam a estar as duas companhias. A PalmSource terá um peso ligeiramente superior na estrutura decisora (cerca de 55 por cento) da nova entidade, anunciou a empresa em declarações citadas pelo jornal digital C|net.



O processo de escolha do novo branding foi extremamente longo e caro para a Palm que não queria perder o reconhecimento da sua marca em nenhum dos segmentos. Em comunicado a empresa refere que recorreu a um grupo de utilizadores, empregados, parceiros, consultores e parceiros da indústria antes de tomar uma decisão final. Os analistas consideram que a solução encontrada pela empresa norte-americana é satisfatória mas salientam a extinção do logótipo Palm já fortemente implementado no mercado.



O logótipo da PalmOne passará a usar as siglas PLMO. O vermelho e laranja serão as cores associadas: o vermelho para Palm e o laranja para One, reflectindo algumas das sub-marcas mais emblemáticas que terá de gerir como a Tungsten (linha de soluções móveis para profissionais e empresas) e a Zire (linha de soluções multimédia orientada para o mercado doméstico). Os primeiros produtos apresentados nos novos moldes deverão chegar ao mercado no início da primavera.



A Palm adianta ainda que "a alteração de nome representa uma nova fase na vida da empresa marcada pela integração da Handspring e da sua linha de smartphones, com uma aposta reforçada no mercado móvel", explica o documento.



O acordo para aquisição da Handspring, empresa concorrente da Palm na área de PDAs, foi anunciado no início de Junho e espera-se que esteja concluído nas próximas semanas. Segundo a Palm esta empresa vai ficar sob comando da nova PalmOne.



É a segunda vez na sua história que a Palm se vê obrigada a alterar o nome comercial. Na primeira vez esteve em causa o conhecido branding Palm Pilots, já utilizado por uma empresa de canetas (Pilot).



Notícias Relacionadas:

2003-03-21 - Palm reporta prejuízos e adia separação da divisão de software


2002-01-21 - Palm completa processo de separação da sua unidade de software


2001-07-30 - Palm cria subsidiária para explorar o seu sistema operativo