A ParaRede e a Consiste assinaram hoje um Memorando de Entendimento para a fusão das duas empresas. O acordo prevê que as duas partes avaliem a operação nos próximos 60 dias. No final, se o negócio for aprovado, o capital da nova entidade será constituído por participações de 50 por cento de cada uma das envolvidas.



Com este acordo unem-se duas empresas a operar na mesma área, o que duplica a dimensão da companhia resultante, tornando-a uma das maiores empresas de TI a actuar em Portugal. A fusão será determinante ainda no que se refere ao aumento das competências operacionais, no reforço da cobertura do território nacional e no aumento da participação internacional.



Tanto a ParaRede como a Consiste são complementares no que se refere a áreas de actuação. enquanto a primeira detém uma posição marcada na Banca e nas Telecomunicações, a Consiste possui uma presença importante no sector da Saúde. Em comum está posição no outsourcing e a presença de ambas noutros sectores onde as actuações sairão reforçadas.



A nível operacional, é de salientar que a complementaridade é notória quanto às competências da Consiste em ERPs, CRMs e software específico para a área da Saúde e as da ParaRede em Mobilidade, BPM e tecnologias de desenvolvimento de software, bem como a destacada presença ao nível das infra-estruturas.



A Consiste, que facturou 69 milhões de euros no ano passado, é comparticipada em 80 por cento pela Farminveste, detida pela Associação Nacional de Farmácias, enquanto que a ParaRede, que chegou aos 58 milhões de euros, é uma empresa cotada no Euronext Lisbon, com cerca de 75 por cento do seu capital disperso no mercado.



Notícias Relacionadas:

2008-01-30 - Mercado africano ganha destaque na estratégia da ParaRede para 2008

2008-01-23 - ParaRede no top mundial de vendedores de POS