O Governo anuncia no próximo dia 11 de Outubro os termos da parceria com o MIT - Massachusetts Institute of Technology . Num comunicado divulgado ontem, no site do Governo, adianta-se que a cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro e membros da administração do instituto americano.



No documento já se diz que o programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos "na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em 7 universidades portuguesas".



Envolvidos no projecto vão ainda estar laboratórios associados e laboratórios do Estado. Serão privilegiadas áreas como a gestão e a engenharia, alinhadas como prioritárias no âmbito de um trabalho prévio realizado pelo instituto, pelas universidades e centros de I&D.



Na área da engenharia o acordo prevê a intervenção em quatro áreas distintas: Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção Industrial, Sistemas de Energia, Sistemas de Transporte e Sistemas de Bio-engenharia.



Na área da gestão o projecto de colaboração a coordenar pelo MIT através da Sloan School of Management "será lançado com o desenho e preparação de um Programa de MBA, de âmbito internacional", explica ainda o comunicado.



Nesta área prevê-se ainda o lançamento de um programa de seminários de doutoramento com arranque previsto já para este ano.



Notícias Relacionadas:

2006-01-20 - MIT e Mariano Gago garantem que nada está decidido relativamente à vinda do instituto para Portugal