A Zarph centra atividade na gestão de tesouraria, sistemas de pagamento e serviços de suporte técnico, sendo que a primeira área é aquela que mais pesa no negócio da empresa (75% em 2015) e foi também a que mais cresceu no último ano.

Em 2015 a empresa faturou meio milhão de euros, num crescimento de 200%, que foi três vezes superior ao registado no ano anterior. Para este crescimento contribuiu o aumento de projetos implementados em clientes atuais, mas também o alargamento da base de clientes internacionais.

Esta expansão internacional deve-se a uma parceria com o banco alemão ProCredit, que garantiu a expansão das soluções de tesouraria da Zarph para as filiais do banco na Bulgária e na Grécia. O acordo continuará a ser a grande aposta da tecnológica portuguesa este ano no que se refere à internacionalização.  

A Zarph também já garantia presença em Angola, no âmbito de outra parceria, neste caso com a Petrotec, e Pedro Gordo, CEO da empresa, explicou ao TeK que a estratégia para a internacionalização passará sempre por parcerias. Acrescentou que os mercados definidos pela empresa como prioritários “são aqueles em que a quantidade de numerário em circulação é bastante elevada, o que faz com que as empresas necessitem cada vez mais de soluções de gestão de tesouraria capazes de automatizar os processos de controlo e gestão da informação de uma forma centralizada, hierarquizada e em tempo real”. 

Em 2016 a Zarph quer continuar a crescer nas soluções de tesouraria, mas também pretende reforçar outras áreas de negócio, como os pagamentos, área onde a empresa firmou uma parceria com a SIBS no ano passado, centrada no MB Way.

O plano também passa por identificar oportunidades em novas áreas de negócio em domínios como a Saúde, Banca, Transportes, Distribuição, Gestão de Parques, Serviços Municipais e a Restauração.