Foi ontem assinado o contrato para a construção do primeiro edifício do Parque Tecnológico de S. Miguel, nos Açores, um investimento de 8,9 milhões de euros que pretende atrair para a região algumas empresas tecnológicas, como a Microsoft, PT e Globe Star Systems - uma empresa de telecomunicações de origem canadiana -, escreve a Agência Lusa.

O edificio deverá estar concluído dentro de ano e meio e José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, adiantou à Lusa que "quando a construção do primeiro edifício do parque estiver concluída, essas empresas vão aí instalar-se".

O parque tecnológico - também conhecido como projeto NONAGON - pretende criar novas oportunidades de emprego qualificado no concelho de Lagoa e deve funcionar como um espaço onde será possível "pôr os talentos a render", afirmou o secretário regional.

A ideia é que funcione também como incubadora de empresas e "incubadora cruzada de empresas nacionais e internacionais", cita a mesma agência.

O edifício que vai estrear o parque contará com espaço para empresas, uma auditório com 400 lugares, uma zona de exposições e um parque de estacionamento para 150 viaturas.

O concurso para construção do edifício tinha sido lançado em fevereiro e corresponde à segunda fase de desenvolvimento do projeto NONAGON, depois da infraestruturação do espaço e a construção de fundações e caves de todos os edifícios que integrarão este parque, obras que foram realizadas em 2010 e 2011 e que representaram um investimento global de cerca de 5 milhões de euros.

De acordo com a informação do Governo Regional dos Açores, o parque irá incorporar outros três edifícios: o Centro de Tecnologias de Monitorização e Alertas, o Centro de Formação e Desenvolvimento Tecnológico e o Centro Empresarial de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Está disponível no site Vimeo uma apresentação sobre o parque, que reproduzimos aqui:

">Parque Tecnológico de São Miguel from Helder Medeiros on Vimeo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico