Os novos casos de infeções por COVID-19, que começaram a aumentar no final de 2021, levaram a uma série de desistências de grande expositores, mas mesmo assim a associação da indústria de tecnologia norte americana decidiu avançar com a CES 2022 "ao vivo" em Las Vegas, num modelo combinado com exposição e conferências online, suportadas na plataforma da Web Summit.

Não faltaram novidades e gadgets entre os anúncios e produtos revelados, mas os dados agora partilhados mostram que a participação ficou muito aquém da habitual. O número de visitantes caiu 70% comparado com a edição de 2020, na qual o SAPO TEK também esteve presente.

Veja as imagens da CES 2022

"Mais de 2.300 empresas expositoras de todo o mundo, incluindo mais de 800 startups, lançaram produtos inovadores na inteligência artificial, tecnologia automóvel, saúde digital, casa inteligente e mais", explicou a organização em comunicado.

Depois de dois anos, a CES "voltou a casa a Las Vegas" e recebeu mais de 40 mil participantes em pessoa, incluindo 1.800 representantes de media globais, em 11 espaços de exposição. "O show foi um evento verdadeiramente global, com 30% dos participantes a viajar de fora dos EUA, representando 119 países", indica a CTA.

A exposição estava prevista para se estender entre os dias 5 e 8 de janeiro, terminando no sábado, mas acabou um dia mais cedo, na sexta feira, o que mostra também a dinâmica limitada na participação.

A CTA ainda não partilhou dados sobre a participação online, mas alguns expositores optaram por recorrer à plataforma na internet para fazer as suas apresentações e demonstração de produtos.

O resultado da CES 2022 pode influenciar a decisão de outros grande eventos de tecnologia este ano. A organização do Mobile World Congress tem marcado o MWC 2022 para o final de fevereiro, apostando numa realização física em Barcelona, mas poderá ter de mudar os planos depois de uma edição fraca em junho de 2021.