Durante os dias de hoje e amanhã, milhares de participantes em projectos científicos vão poder mostrar no Pavilhão Atlântico, ao Parque das Nações, em Lisboa, os seus trabalhos realizados por ocasião da sexta edição do Fórum Ciência Viva.



Organizado, tal como nas anteriores edições, pela Academia Nacional para a Cultura Científica - um dos organismos dependentes do anterior Ministério da Ciência e da Tecnologia que passou para a dependência do Ministro da Ciência e do Ensino Superior Pedro Lynce - este evento conta com centenas de projectos de educação científica em curso nas escolas básicas e secundárias.



Para além disso, a iniciativa tem a presença de milhares de profissionais da educação, da ciência e da tecnologia, com vista a possibilitar a troca de experiências, conhecimentos e recursos de forma a melhorar a educação e cultura científica em Portugal.



Um dos principais atractivos deste Fórum Ciência Vida é a mostra de projectos Ciência Vida em centenas de quiosques e posters, que exibem actividades experimentais e apresentação de resultados.



Outra área em destaque é a robótica, uma vez que têm lugar várias competições de robôs móveis e autónomos concebidos e construídos por alunos do ensino secundário, superior e profissional. Nestas provas, que decorrem em pistas próprias, os robôs têm que ultrapassar obstáculos e percorrer no menor tempo possível espaços reconhecidos em tempo real tendo por base a informação que recolherem no local.



Neste âmbito, são apresentadas as equipas participantes no IIº Concurso Nacional de Robótica e é também divulgada a candidatura de Portugal à organização da edição de 2004 do Robocup - Campeonato Mundial de Futebol Robótico.



Esta edição do Fórum Ciência Viva conta também com um espaço de divulgação da obra de Pedro Nunes e do programa das comemorações nacionais dos 500 anos do nascimento desse navegador renancentista.



Numa oficina de medição e construção de instrumentos, são expostos trabalhos realizados por alunos e professores nas escolas, como a construção de utensílios de medição como a craveira, o quadrante, instrumentos de sombra e relógios de sol e a realização de medições.



Há ainda lugar para ouvir testemunhos de alguns participantes no programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias, uma iniciativa surgida em 1997 que já contou com a participação de quase dois mil alunos do ensino secundário.



"A Cozinha é um laboratório" é um espaço desta iniciativa que consiste numa série de experiências em que investigadores e cozinheiros profissionais demonstram de que forma é que a ciência pode estar ligada com a tarefa quotidiana de preparação de alimentos. Equipas de pais e filhos revelam ainda como transformar uma cozinha num mini-laboratório científico.



Neste Fórum Ciência Vida está também prevista a realização de conversas entre cientistas e professores sobre actividades apresentadas por instituições científicas no campo da Biologia, Biotecnologia, Quântica, Ciências da Saúde, Geologia e Física.



Outra actividade que faz parte do programa deste evento é as Noites Astronómicas. A partir das 21 horas dos dias 9 e 10, são colocados telescópios no lado Oeste do Pavilhão Atlântico para observação dos planetas Mercúrio, Vénus, Marte e Saturno. Nas Oficinas Web são realizados projectos de criação de páginas Web de divulgação de iniciativas Ciência Viva. Também devem ser efectuadas sessões práticas de construção de sites.



Notícias Relacionadas:

2002-05-08 - Governo extingue institutos da área de Ciência e Tecnologia

2001-05-09 - Fórum Ciência Viva arranca sexta-feira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.