A crescente tendência para a criação de redes domésticas que funcionem como centros de partilha de ficheiros e recursos, mas também como centros de entretenimento, está neste momento a ser mais aproveitada pelas empresas que lideram as vendas de computadores pessoais nos Estados Unidos. A Dell e a Hewlett-Packard são as fabricantes que os utilizadores mais apontam como fornecedores preferenciais destes tipo de soluções, segundo indica um estudo recente do NPD Group.

Este reconhecimento é igualmente forte entre os que já criaram uma rede doméstica e os que tencionam fazê-lo, com a Dell a ser citada por 57 por cento dos inquiridos como principal fornecedor de equipamento para criação de uma home-networking.

Entre os dados apresentados pelo NPD Group verifica-se também que embora a maioria das redes criadas até agora sejam baseadas em Ethernet, a tecnologia Wireless está também a ganhar espaço, sobretudo devido à popularidade dos computadores portáteis e às vantagens de instalação sem fios destas redes. Actualmente 58 por cento dos inquiridos opta pelas redes Ethernet e apenas 22 por cento por ligações Wi-Fi, mas esse equilíbrio deverá alterar-se rapidamente já que quarenta por cento dos utilizadores que pretendem instalar redes em casa afirmam que preferem a tecnologia wireless.

Durante os 10 primeiros meses de 2003 o mercado de hardware para criação de redes domésticas cresceu 120 por cento, assumindo um valor global de 500 milhões de dólares, indicam os dados de vendas recolhidos pelo NPD Group.

Notícias Relacionadas:
2003-05-23 - Rede domésticas presentes em 44% dos lares online norte-americanos até 2008