Depois de rumores avançados pela imprensa internacional, a Pioneer confirmou hoje que vai deixar de produzir ecrãs plasma, um negócio que, pelas contas da empresa, tem vindo a dar prejuízos.



Pelo terceiro ano consecutivo a fabricante termina o seu exercício fiscal com perdas na ordem das centenas de milhares de dólares - 146 milhões este ano - pelo que esta estratégia representa um novo esforço para recuperar os bons resultados através da redução de custos de produção.



No passado, a Pioneer foi um dos líderes de mercado neste segmento, tendo até comprado a divisão de ecrãs plasma da NEC. Agora, e dados os resultados, a fabricante passa a deixar o segmento livre para as, até aqui, concorrentes, a Hitachi e Panasonic, que passará a ser a empresa a quem a Pioneer comprará os componentes para os seus modelos plasma.



Actualmente com três fábricas em funcionamento, a Pioneer pretende suspender as actividades da estrutura de Izumi e dedicar as funções das restantes, em Yamanashi e Shizuoka, ao fabrico de televisores.



Mesmo assim, a fabricante vai continuar a trabalhar com a Sharp no fabrico de ecrãs LCD, uma colaboração que teve início no ano passado através de um acordo entre as duas fabricantes.



De acordo com a Pioneer, esta parceria está a funcionar, pelo que não motivo para a abandonar, até porque está neste momento a trabalhar em sistemas acústicos para televisores LCD que serão lançados no Outono deste ano na Europa. As duas empresas estão também a trabalhar no desenvolvimento de leitores e gravadores discos Blu-ray.



Notícias Relacionadas:

2008-02-29 - Hitachi e Sharp sob investigação por alegada concertação de preços em ecrãs LCD

2006-12-13 - Comissão Europeia investiga mercado de ecrãs LCD e TFT