A Sony vai aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de videojogos. A notícia é dada pela Nikkei que explica que a maior fatia do dinheiro será alocada para jogos live service, bem como para experiências de realidade mista.

Durante o ano fiscal de 2023, a empresa deverá investir cerca de 2,13 mil milhões de dólares no sector. O valor perfaz 40% de todo o investimento global da Sony em pesquisa e desenvolvimento. Um dos objetivo da tecnológica é tornar-se mais competitiva nos segmentos cloud e realidade virtual. 

Sony vendeu 600 mil unidades do PS VR 2 em seis semanas e promete mais jogos para breve
Sony vendeu 600 mil unidades do PS VR 2 em seis semanas e promete mais jogos para breve
Ver artigo

Até aqui, a Sony tem-se construído com títulos narrativos, de um único jogador, como God of War e Horizon. A PlayStation não tem muitos títulos proprietários de continuidade, como são o League of Legends e o Fortnite, por exemplo. No entanto, parece estar interessada em abrir espaço neste segmento, onde os jogos de serviço são atualizados com frequência e podem ser fontes constantes de rendimento devido à comercialização de conteúdo, como os artigos cosméticos, as expansões e os passes de temporada.

Até março de 2026, a gigante japonesa espera ter 12 jogos deste género em portfolio, mas no final de 2021, tinha apenas um.

Esta estratégia é, em parte, justificada pela aquisição da Activision Blizzard, por parte da Microsoft. O negócio pode acelerar a Microsoft nesta corrida. Uma vez validada, a empresa norte-americana terá World of Warcraft e Call of Duty sob sua alçada - dois universos com largas comunidades de jogadores.

A isto, junta-se o facto da Microsoft estar lançada no segmento cloud, ao passo que a Sony está ainda a dar os primeiros passos na tecnologia.

O investimento anunciado sublinha a importância do gaming para a Sony. Os valores movimentados neste mercado tornam-no hoje mais valioso para a empresa japonesa do que as divisões de imagem, filmes e séries. A decisão marca também uma viragem na postura da empresa que, até aqui, tem preferido priorizar a criação de novas aventuras narrativas single player.