O Parlamento Europeu aprovou um financiamento de 3,6 mil milhões de euros dirigido ao investimento na inovação e crescimento nas 350 mil pequenas e médias empresas existentes na UE.
Com um horizonte temporal entre 2006 e 2013, o Programa para a Inovação e Competitividade prevê um conjunto de acções desenhadas para ajudar as empresas e a indústria a inovar.
Como áreas de actuação privilegiadas foram seleccionadas as Tecnologias da Informação e Comunicação, a energia e o ambiente. Para o arranque e crescimento das PMEs estão alocados 2,17 mil milhões de euros, incluindo 430 milhões dedicados à eco-inovação. Às TIC estão destinados 730 milhões de euros e outro tanto à energia.
"Este programa tem um objectivo claro: aumentar a competitividade e inovação na Europa. Trata-se de uma resposta directa ao balanço intercalar da Estratégia de Lisboa que definiu uma simplificação de programas para mais facilmente se atingirem os objectivos de crescimento e emprego originais", explica Günter Verheugen, responsável pelas políticas europeias para a indústria e empresas.
Em comunicado, a CE resume os objectivos do novo programa com a necessidade de promover a competitividade das empresas, promover novas formas de inovação, acelerar o desenvolvimento da sustentabilidade, competitividade, inovação e inclusão na Sociedade da Informação.
A adopção final do PIC cabe ao Conselho Europeu e está prevista para as próximas semanas.
Notícias Relacionadas:
2006-05-18 - PMEs portuguesas aumentam investimentos em TI até 2009
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários