Uma das tecnologias mais avançadas, a inteligência artificial, está a assumir cada vez mais protagonismo. No setor dos produtos de grande consumo, já existem muitas empresas que estão a analisar dados, utilizando algoritmos, para propor novas experiências de compra aos seus clientes.  As empresas deste sector devem aproveitar as tecnologias digitais para melhorar a sua agilidade e as capacidades que as diferenciam da concorrência.

Não há dúvida de que a pandemia do COVID-19 acelerou e estimulou muitos desenvolvimentos tecnológicos que, de outra forma, teriam levado anos a tornar-se uma realidade. E, hoje em dia, não podemos imaginar o futuro sem digitalização. As empresas tiveram de se adaptar para conseguir sobreviver e os serviços digitais tornaram-se uma questão crucial.

As empresas do setor dos produtos de grande consumo, tal como outros setores da economia, devem aproveitar a tecnologia e otimizar os seus processos a fim de melhorar os seus resultados.

As inovações tecnológicas a considerar são as seguintes:

  • Digitalização e automatização: tecnologias avançadas tais como inteligência artificial, a Internet das Coisas, a realidade aumentada, o reconhecimento facial, o blockchain, os robôs ou os drones proporcionam melhores estruturas de controlo e gestão e tornam os processos mais eficientes.
  • Otimização dos dados: um dos ativos mais valiosos do setor dos produtos de grande consumo é a quantidade de informação e dados que gere. Ferramentas como o big data ou a machine learning contribuem para o tratamento dos dados e a obtenção de um maior conhecimento dos clientes, no sentido de que se possam tomar as melhores decisões e propor as estratégias empresariais mais benéficas.
  • Novos modelos de distribuição: a venda online gerou a necessidade de implementar novos modelos de entrega de mercadorias para o setor dos produtos de grande consumo. Agora, os clientes querem receber as suas compras de forma mais cómoda, rápida e eficaz, o que requer a automatização de armazéns, prazos de envio mais curtos e uma consequente redução de custos.
  • Digitalização dos pontos de venda: as lojas continuam a ser um dos principais pontos de venda, mas muitas empresas tiveram de incorporar tecnologias digitais nesses espaços para continuarem a oferecer aos utilizadores a experiência digital de que necessitam.

A transformação digital está a mudar completamente o setor dos produtos de grande consumo. A qualidade e o preço dos produtos continuam a ser características fundamentais para os consumidores, mas agora também valorizam a sua própria experiência de consumo. Fatores como a rapidez de entrega, a confiança na marca e a satisfação são necessários para proporcionar uma experiência digital ao cliente.

As empresas do setor dos produtos de grande consumo que apostarem na inovação, nas tecnologias avançadas e na utilização de dados obterão maiores vantagens competitivas e melhores margens de lucro. A transformação digital é a alavanca que tornará este desafio possível no futuro.