Em 2010 o país ocupava a 37ª posição na mesma tabela, que avalia a performance de 60 países a vários níveis. Desde então Portugal foi perdendo posições e só este ano voltou a recuperar, detalha o Público.



Para este ano são apontados ao país cinco grandes desafios: redução da burocracia; atração de investimento estrangeiro; reforma do sistema de justiça; redução do défice publico e estabilidade das medidas fiscais aplicadas às empresas.



Em termos de perceção externa, a imagem do país recolheu na pesquisa da IMD uma pontuação de 4,85 pontos em 10 possíveis, resultado atribuído através da votação de 4.300 gestores. Estes responsáveis destacam como pontos positivos, em primeiro lugar, a fiabilidade das infraestruturas, mas também aspetos como os custos competitivos e a força laboral qualificada.



Entre os países que nesta última edição do estudo ganharam posições no ranking também se destaca a Dinamarca (que entrou para o top 10), Irlanda ou Espanha. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, seguidos da Suíça e de Singapura.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico