Daniel Rasmus, ex-assessor de Bill Gates, foi contratado pela portuguesa Singularity Digital Enterprise e vai desenhar a estratégia internacional de Data-Driven Management da empresa, especialista em análise de dados e inteligência artificial. 

O novo quadro da tecnológica portuguesa trabalhou durante vários anos na Microsoft e durante algum tempo diretamente com Bill Gates, de quem foi assessor. Vai ajudar a empresa a posicionar um novo produto no mercado internacional.  

Na Microsoft, Daniel Rasmus dirigiu a unidade que desenvolveu a estratégia de produtos e serviços alinhada com o conceito de New World of Work, desenhando-a e implementando-a. Foi também vice-presidente para a área de Research for Collaboration and Knowledge Management da Forrester Research e é analista principal da Serious Insight e autor dos livros Management by Design ou Listening to the Future. 

“A Singularity Digital Enterprise desenvolveu uma abordagem única que capacita as organizações a tirarem partido dos seus dados onde eles existem, sem a necessidade de uma grande transformação digital, para poder ver os resultados”, refere Daniel Rasmus, que se diz entusiasmado com o novo cargo. 

Na sua perspetiva, “a gestão moderna de empresas com base na análise inteligente de dados, requer uma abordagem inovadora, planeada e incremental”. As empresas falam cada vez mais nestes temas e na importância de suportar decisões em análises inteligentes de dados, mas “a grande maioria delas ainda lutam para terem uma visibilidade de informação naquilo que concerne às suas operações, às suas equipas e aos seus processos”, pode ler-se na nota imprensa que anuncia a contratação. 

Pedro Martins, fundador e CEO da Singularity Digital Enterprise explica que a contratação de Daniel Rasmus é o resultado de uma reflexão interna, que levou a empresa a perceber a necessidade de “se apresentar ao mercado internacional”. no âmbito de uma estratégia que quer cobrir vários mercados. 

A Singularity está a preparar o lançamento oficial de um novo produto que classifica como “inovador e revolucionário na área da gestão, baseada em dados”, que vai suportar a estratégia de internacionalização da empresa.  O Power Management Cockpit foi pensado para gestores de topo nas organizações e vai ser apresentado a 18 de maio, num evento que já contará com a presença do novo quadro da empresa. 

Os dois fundadores da Singularity, Pedro Martins e Hugo Cartaxeiro, também passaram pela Microsoft. Criaram o seu próprio projeto em 2016, mas continuam ligados à tecnológica norte-americana, que é uma das atuais clientes e dona da plataforma que suporta muitos dos projetos desenvolvidos pela Singularity. Em 2019 a tecnológica criou aliás o Power BI & AI Competence Center, para desenvolver projetos específicos para a Microsoft Power Platform.

Na lista de clientes a Singularity tem ainda empresas como a EDP, Galp ou a José de Mello Saúde.