De acordo com as recentes afirmações do novo presidente da IBM, Samuel J. Palmisano, para que a empresa consiga ultrapassar os problemas que tem vindo enfrentar terá de demitir milhares de funcionários. Oito mil é o número apontado por alguns órgãos de comunicação, todavia, novas informações apontam para um número maior de despedimentos.


Naquela que foi a sua primeira reunião com os analistas de Wall Street, desde que assumiu o cargo, Palmisano escusou-se a fornecer grandes pormenores sobre esta situação, mas, segundo o jornal The New York Times serão dispensados cerca de 3 por cento dos actuais quadros da IBM que emprega 320 mil pessoas em todo mundo. Os cortes vão afectar, essencialmente, os 160 mil funcionários da América do Norte.



O objectivo é diminuir os custos em um milhar de milhão de dólares (1,098 mil milhões de euros) ou dois mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) por ano e aumentar a produtividade. Assim, Samuel J. Palmisano retira alguma importância aos despedimentos já que, segundo refere, é algo que sucede mesmo quando as empresas estão estáveis.



O presidente da IBM, em funções desde Março deste ano, afirma que em breve fará um anúncio sobre as medidas exactas que a empresa vai tomar. Todavia, Palmisano sempre vai adiantando que quando o sector das TIs recuperar – o que deverá acontecer no final deste ano ou em 2003 – o seu crescimento deverá ser duas vezes superior ao da economia – embora mais lento do que no final dos anos noventa.



Segundo este responsável, as grandes empresas compreendem que a tecnologia da Internet pode ajudá-los a poupar e a aumentar a produtividade e a IBM está na posição para os auxiliar a utilizar tecnologia de rede e encontra-se bem colocada no que diz respeito a software, computadores, armazenamento e serviços. Chegou a altura das empresas olharem para a tecnologia como um modo de aumentar a produtividade, conclui.



Notícias Relacionadas:

2002-05-09 - IBM e Butterfly.net apresentam grelha de computação para jogos online

2002-05-03 - IBM disponibiliza tecnologia de gestão de volumes em Linux para empresas

2002-04-23 - IBM lança nova geração de software de armazenamento em 2003

2002-04-17 - IBM e Hitachi colaboram no desenvolvimento de tecnologias de storage

2002-01-30 - Samuel J. Palmisano é o novo director executivo da IBM

2002-01-04 - IDC prevê que 2002 será o ano da rápida recuperação das TIs

2001-11-05 - Sector das TIs recupera em finais de 2003

2001-10-12 - Novos processadores da IBM vão consumir menos energia

2001-07-03 - IBM despede mil trabalhadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.