De acordo com o juiz William B. Chandler, do estado de Delaware, Walter Hewlett não conseguiu fundamentar as suas acusações de que a Hewlett Packard teria viciado o resultado final da votação em relação à fusão com a Compaq. Perante esta decisão a HP e a Compaq vão finalmente avançar com o processo de fusão já a partir do dia 7 de Maio.




Segundo a agência de notícias Associated Press os próximos passos vão no sentido de dispensar cerca de 15 mil funcionários de um total de 150 mil durante os próximos dois anos, informar os seus clientes sobre quais as linhas de produtos que vão manter-se e transformar os sites da Compaq em páginas Web da HP – que vai manter a sua designação.



Apesar das transformações serem profundas e das vozes discordantes – primeiro em Wall Street e depois da parte de Walter Hewlett, antigo membro da direcção da HP – os responsáveis da ambas as empresas salientaram durante o julgamento, que durou três dias, que estavam preparados para a conclusão da aquisição.



Mas, na opinião dos analistas só daqui a seis meses é que a nova HP vai conseguir cumprir algumas metas financeiras. Entre estas encontra-se o objectivo de poupar 2,5 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) e um aumento de 12 por cento nos ganhos. Este responsáveis salientam ainda a necessidade da HP definir rapidamente a estratégia referente aos despedimentos de modo a não perturbar a fusão.



Em relação a Walter Hewlett, este afirma não estar a considerar um recurso para anular a votação de 51,4 por cento contra 48,6 por cento que deu a vitória à HP. A votação já foi, entretanto, certificada pela empresa independente IVS Associates.



Quanto às investigações que a Securities and Exchange Commission e os promotores de justiça de Nova Iorque estão a desenvolver sobre a fusão, continua incerto se passarão desta fase.



Aquela que é a maior fusão de sempre do sector foi arquitectada por um grupo de mil funcionários provenientes das duas firmas. Esta equipa planeou a integração – sem revelar informações aos restantes empregados – para que não surjam problemas de cultura, fabrico, pesquisa e operações de venda.



Notícias Relacionadas:

2002-04-29 - Batalha entre HP e Walter Hewlett parece estar próxima do fim

2002-04-18 - Fusão entre HP e Compaq aprovada por margem mínima de 2,8 por cento

2002-03-21 - Accionistas da Compaq aprovam fusão com HP

2002-03-20 - Sim à fusão entre HP e Compaq vence primeira fase por margem mínima

2002-03-06 - Institutional Shareholder Services aconselha accionistas a aprovar fusão entre a HP e a Compaq

2002-02-06 - Processo de fusão entre HP e Compaq pode estar concluído em Março

2002-01-25 - Comissão Europeia mantém negociações com a HP para aprovação da fusão com a Compaq

2002-01-09 - Carly Fiorina defende plano de fusão entre a Hewlett-Packard e a Compaq

2001-12-20 - HP e Compaq respondem a opositores e apresentam razões para fusão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.