O ministro Mariano Gago acaba de anunciar a sua intenção de relançar o Programa Cidades e Regiões Digitais, tendo realizado no passado Sábado uma reunião com os responsáveis pelos 25 projectos actualmente em desenvolvimento. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tinha já revelado num encontro em Aveiro no início do mês que gostaria de ver os projectos mais ligados à área da formação e qualificação das populações através das TICs.



O programa Cidades Digitais foi lançado em 1998 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, liderado por José Mariano Gago, tendo mais tarde evoluído para Cidades e Regiões Digitais. Gerido pelo POSI, o programa conta com recursos de 206 milhões de euros (entre fundos comunitários, dos próprios promotores e dinheiros públicos nacionais) que devem ser aplicados até 2006, altura em que é encerrado o actual Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.



Entre as questões identificadas como críticas na reunião de sábado contam-se a necessidade de garantir uma maior partilha de recursos entre os projectos, quer a nível físico como também técnico e humano.



Os 25 projectos actualmente aprovados envolvem mais de 600 entidades de Norte a Sul do país, passando pelas Ilhas, tendo os responsáveis apontado ao Ministro da tutela algumas das dificuldades encontradas, nomeadamente ao nível das infra-estruturas de comunicações, como a falta de ligações de alto débito e a inexistência de concorrência na oferta de serviços de telecomunicações, o que cria obstáculos ao desenvolvimento do acesso em banda larga.



O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer aumentar o impacto social das iniciativas nas várias regiões, garantindo uma maior articulação no domínio da educação com envolvimento das escolas e associações.

Notícias Relacionadas:

2005-02-08 - Entrevista: "O Programa tem todas as condições para avançar muitíssimo bem na execução daqui para a frente"

2001-10-29 - Programa Cidades e Regiões Digitais arranca hoje