Os projectos-piloto de compras electrónicas, parte integrante do Programa Nacional de Compras, foram distinguidos na terceira edição dos prémios de boas práticas no sector público, ficando em segundo lugar na categoria Melhoria de Processos.



Os prémios são uma iniciativa da responsabilidade da consultora Deloitte e do Diário Económico e têm como objectivo divulgar iniciativas de boas práticas no sector público, que resultem em melhorias ao nível da gestão e da qualidade de serviço.



Os projectos-piloto de compras electrónicos arrancaram em Setembro de 2003 com o objectivo de testar em oito ministérios a centralização e transferência para plataformas online das compras públicas. Actualmente estes projectos estão em fase de generalização e envolvem já mais de mil pessoas das diversas entidades públicas, conforme explica um comunicado.



Desde o arranque dos pilotos foram realizados 30 procedimentos de negociação, num total de 13,5 milhões de euros que geraram poupanças de 3,5 milhões de euros. De acordo com o mesmo comunicado, cada procedimento gerou poupanças médias de 25 a 30 por cento.



O Portal de Compras centraliza informação sobre os vários pilotos e concursos públicos realizados pelo Estado, alojando também a plataforma de negociação online que suporta os concursos públicos realizados por via electrónica, no âmbito das experiências piloto.



Nos três primeiros meses de actividade, de acordo com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento - que coordena a implementação dos pilotos e de todo o programa, o site acumulou 700 mil utilizadores registados na área reservada, contando ainda com um total de 970 registos de fornecedores. No que respeita às visitas, o Portal de Compras recebe uma média de 1500 visitas diárias, cerca de 9 mil pageviews.



A mesma fonte adianta que desde o arranque do portal a 13 de Janeiro deste ano foram já anunciados 9534 procedimentos aquisitivos, 820 dos quais estão actualmente em fase de realização.



O Programa Nacional de Compras deverá estar concluído no final do próximo ano quando o portal for dotado de uma componente transaccional que centralize a realização de todos os concursos públicos, nessa altura completamente processados online.



Notícias Relacionadas:

2005-01-12 - Compras electrónicas vão gerar poupanças de 250 milhões de euros em 2006

2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas