O projeto em causa leva o nome de LEAPFROG HCI-DI e está relacionado com as áreas da interação entre humanos e computadores e da inovação pelo design.

O financiamento, válido para os próximos quatro anos, vai permitir "expandir e maximizar o potencial do Instituto, nomeadamente ao nível da investigação interdisciplinar em tecnologias interativas,", refere Nuno Nunes, presidente do Madeira-ITI e diretor científico do Programa Carnegie Mellon Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

Atribuída no âmbito da iniciativa Cátedras do Espaço Europeu de Investigação (EEI), incluída na fase piloto do programa Horizon 2020, a bolsa apoiará também uma equipa de investigadores, recursos humanos de apoio à equipa, bem como material de laboratório e equipamento.

Com um orçamento de 12 milhões de euros proveniente do atual Sétimo Programa-Quadro de Investigação (2007-2013), a fase-piloto das Cátedras EEI atribui cátedras de investigação de alto nível - apenas uma por país -, com o objetivo de promover a excelência na investigação nos Estados-Membros da União Europeia (UE), e reduzir as fronteiras na investigação e na inovação na Europa através do apoio a iniciativas em regiões menos desenvolvidas.

Neste contexto, pretende-se potenciar a integração de académicos e investigadores no panorama internacional da investigação de alto nível, dando a universidades e outras instituições as condições necessárias para que possam atingir níveis de excelência em investigação, e se tornem mais competitivas a nível internacional.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico