A diminuição da procura dos produtos de tecnologia e bens duráveis é reconhecida pelos analistas de mercado e a GfK antevê um final de ano desafiador para o mercado. Mesmo assim as áreas de eletrónica de consumo e tecnologias da informação devem continuar a ter muita procura na Black Friday, principalmente devido aos grandes descontos nos segmentos mais baixos, indica a empresa.

"Se, em anos anteriores, a Black Friday foi condicionada pelo impacto da pandemia, escassez de oferta e subida de preços, em 2022, retalhistas e fabricantes estão a ter de enfrentar, não apenas a crise macroeconómica de inflação descontrolada, o elevado grau de incerteza e os orçamentos reduzidos dos consumidores, mas também, uma quebra na procura devido aos efeitos de saturação e as elevadas referências (benchmarking) de 2021", refere o comunicado da GfK.

Numa análise ao ano de 2022, a consultora aponta para uma quebra global de 6 a 7% em comparação com os números do ano anterior. Ainda assim diz que "o mercado tem vindo a estabilizar-se devido aos consumidores com orçamentos maiores, que continuam a comprar apesar do aumento da inflação – especialmente produtos premium". Entre os exemplos a GfK aponta os s aspiradores robot com docking station (um pequeno doméstico premium) registaram um crescimento de mais de 100%, de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o ano anterior, enquanto os aspiradores recarregáveis manuais caíram 4% devido à fraca procura.

"A divisão entre clientes de produtos premium e produtos standard está a acentuar-se este ano, impulsionada pela inflação e pela redução dos orçamentos domésticos. Entre o declínio mundial da procura, os stocks elevados e a pressão dos preços, é mais importante – e mais difícil – do que nunca, para os retalhistas, encontrar o equilíbrio certo entre promoção e bons preços, mantendo as suas margens", explica Norbert Herzog, especialista da GfK em bens tecnológicos de consumo e duráveis

Descontos maiores na Black Friday em algumas categorias

São os produtos que tiveram procura mais fraca que vão provavelmente ter descontos maiores. Isto será especialmente verdadeiro para artigos de produção em massa, uma vez que os premium ainda registam uma procura estável e, portanto, exigem menores descontos, adianta o especialista da GfK.

“As duas categorias mais importantes onde esperamos o maior aumento nas vendas, na semana de promoções da Black Friday em comparação com uma semana normal, serão, novamente, as Televisões e os computadores portáteis”, acrescenta Norbert Herzog

Depois do aumento de preços nos produtos de tecnologia, este ano a GfK aponta para uma estabilização. "Embora o FMI (Fundo Monetário Internacional) antecipe uma taxa de inflação global de mais 8,8% para 2022, os preços de igual para igual são estáveis ou até negativos em alguns casos, o que se deve principalmente à quebra na procura nos três primeiros trimestres de 2022", refere a consultora.

O efeito é particularmente visível nas Televisões, que estão historicamente entre os bens eletrónicos de consumo (CE) mais populares durante a Black Friday. Com o volume de vendas a sofrer uma descida de 5%, de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o ano anterior, as TVs estão a perder relevância após a pandemia e os retalhistas precisam ‘de se ver livres’ dos seus stocks.

Isto é semelhante nos produtos de TI, que registaram um crescimento recorde durante a pandemia. "Em comparação com os níveis de base muito elevados de 2021, e devido aos efeitos da saturação, a procura caiu significativamente nos primeiros nove meses, com uma queda de 5% no volume de vendas em relação ao ano passado, o que já levou a uma duplicação das atividades promocionais para produtos de TI, de janeiro a setembro de 2022, embora tenham sido limitadas quase exclusivamente à gama de produtos abaixo dos 1.000 dólares", refere a mesma fonte.

A procura de produtos premium de TI permaneceu estável e, portanto, estes foram deixados de fora das campanhas de descontos, o que deverá manter-se na Black Friday. 

O estudo global da GfK foi realizado através da análise a 70 mercados em todo o mundo, nas áreas da eletrónica de consumo, fotografia, telecomunicações, tecnologias da informação, equipamentos de escritório e pequenos e grandes domésticos. As informações relacionadas com grupos de produtos e descontos são baseadas em dados de 10 países relevantes no que diz respeito às promoções Black Friday, onde não se inclui Portugal. Os países que integram o grupo são a Alemanha, Itália, França, Espanha, Reino Unido, Hungria, República Checa, Turquia, Rússia e Brasil.