Até quinta-feira o Centro de Congressos de Lisboa recebe dois eventos inseridos nas Jornadas Nacionais da Propriedade Industrial, onde serão debatidas, entre outros pontos de interesse, as vantagens da actividade para o desenvolvimento económico do país.


O primeiro evento tem início hoje e é organizado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. Ao longo do dia serão abordados diferentes pontos, entre os quais a Propriedade Industrial e o Plano Tecnológico, o funcionamento do sistema da PI em Portugal e as diferentes estratégias para a sua promoção, a qualidade no desenvolvimento dos sistemas de PI, inovação e boas práticas na PI com exemplos recentes na Europa, ente outros.


Amanhã o INPI terá o apoio do Instituto de Harmonização do Mercado Interno - IHMI , destacando-se a presença do seu presidente Wubbo de Boer, no Centro de Congressos de Lisboa. A importância da acção das entidades de fiscalização económica para o sistema europeu de marcas e desenhos, política nacional em matéria de protecção e defesa de direito no âmbito dos sistema europeu de marcas e desenhos, serão os temas debatidos durante o segundo dia das Jornadas


Durante os dias 4 e 5 de Outubro - quarta e quinta-feira - a organização do segundo evento, intitulado EPOLINE, estará a cargo da Organização Europeia de Patentes, onde serão abordadas as melhores práticas em matérias de serviços online.


Ao longo dos dois dias estarão presentes no evento perto de 400 profissionais da área das patentes e serão abordados temas relativos à protecção dos direitos da propriedade intelectual.


A abertura das jornadas estará a cargo do Ministro da Justiça, Alberto Costa, estando prevista a presença do secretário de Estado adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra.

Notícias Relacionadas:

2004-03-10 - Directiva para direitos de autor e pirataria aprovada no Parlamento Europeu

2003-09-23 - Parlamento Europeu discute patenteabilidade de inventos de software