O programa de colaboração tecnológica entre o Estado português e as três universidades norte-americanas, no âmbito da iniciativa "Compromisso com a Ciência" está prestes a ser concluído com a assinatura do último acordo com a Universidade do Texas em Austin.



Depois da formalização do acordo com o MIT, no início de Outubro do ano passado, o Governo assinou o protocolo de colaboração com a Universidade norte-americana de Carnegie Mellon.



No início deste mês, declarações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior avançavam que o relatório de avaliação do potencial para a colaboração entre a Universidade do Texas e as instituições nacionais havia sido entregue ao Ministério da Educação para consulta pública e que o atraso no cumprimento dos prazos previamente estipulados estava relacionado com o interesse manifestado por grupos portugueses e de Austin para trabalharem em outras áreas para além das previstas, o que acabou por levar à extensão do período de avaliação das propostas.



Após o período concedido para a análise dos projectos, é agora anunciado que a cerimónia protocolar se realiza esta sexta-feira, dia 2 de Março, nas instalações do Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.



O evento conta com a presença de representantes da instituição de ensino, do Ministro e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de António Câmara que, em conjunto com José Cardoso, serão gestores e coordenadores do programa em Portugal.

Notícias Relacionadas:

2007-02-09 - Acordo entre Universidade do Texas e Estado português poderá ser alargado a novas áreas

2006-10-27 - Acordo com CMU prevê criação de Instituto com dois pólos de funcionamento

2006-10-11 - Acordo com MIT marca ponto de viragem para comunidade académica

2006-03-22 - Universidade do Texas colabora com Governo português na área da Ciência e Tecnologia