
A PT e a Zon assinam esta segunda-feira o acordo de empréstimo pedido ao Banco Europeu de Investimento (BEI) para as redes de nova geração.
A PT será a primeira, segundo notícia do Diário Económico, a assinar o protocolo, seguida da operadora liderada por Rodrigo Costa. Os montantes são os já aprovados e divulgados pelo BEI, salienta o jornal.
Recorde-se que no caso da Zon, o pedido de empréstimo ao banco europeu foi de 100 milhões, valor aprovado no início deste mês, com a empresa a referir que o montante seria usado para "financiar o desenvolvimento da sua Rede de Nova Geração, nomeadamente, a ampliação da sua infra-estrutura de fibra, de forma a providenciar aos seus clientes um avançado serviço de Banda Larga de alta velocidade".
Na operadora liderada por Zeinal Bava o pedido ao Banco Europeu de Investimento foi de 200 milhões de euros.
Depois da criação da linha de crédito, assinada entre o BEI e o Governo português em Janeiro de 2009, o financiamento para as redes de fibra óptica conhecia em Abril novos desenvolvimentos, com a entrada no acordo dos bancos portugueses CGD, BCP, BES e Santander.
Até ao momento apenas a PT e a Zon contratualizaram com o Banco de Investimento Europeu este financiamento, refere o Diário Económico, já que a Sonaecom e a Oni estarão ainda numa fase de contactos preliminares com a instituição.
Também ainda permanecem de fora a DST Telecom e a Cored, as últimas a juntarem-se ao grupo de empresas que se comprometeu a investir mil milhões de euros para ligar o país em fibra óptica.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários