A Portugal Telecom anunciou a venda da sua participação e 28% no capital da Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM). A CITIC Telecom compra a participação, ao mesmo tempo que celebra um acordo de parceria estratégica com a operadora portuguesa, num negócio que vale 411,6 milhões de dólares (cerca de 308 milhões de euros) para a PT.



O acordo entre as duas empresas visa a área das telecomunicações, mas também a identificação de oportunidades de investimento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Prevê ainda que a PT passe a ser o prestador de serviços estratégico da CITIC na área das TIC.



Na nota enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a PT explica ainda que os valores finais do negócio estão sujeitos a "certos ajustes" relacionados com o balanço da CTM, contas que podem ser favoráveis à PT e aumentar o montante encaixado com a venda da posição na operadora asiática. "A 31 de Dezembro de 2012 a CTM registou uma posição de caixa líquida no montante de 70 milhões de dólares", esclarece o comunicado.



A concretização do negócio está sujeita à satisfação de um conjunto de condições, onde se incluem aprovações regulatórias ou a conclusão com sucesso da transferência de uma participação adicional de 51% do capital da CTM da Sable para a CITIC. A Sable é uma subsidiária da Cable & Wireless.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico