Os projetos apresentados no Sapo Codebits vão integrar a incubadora Start Up Lisboa. Com a parceria criada com a nova estrutura de apoio empresarial, a Portugal Telecom pretende que as ideias mais inovadoras do encontro anual de programadores tenham a possibilidade de serem implementadas.

Neste âmbito, o grupo PT vai "transportar" para a Start Up Lisboa o conceito Sapo Codebits Labs, o programa de aceleração de projetos associado ao Codebits, que já existe em parceria com as Universidades de Aveiro e Porto.

"A associação da PT a este projeto vem reforçar a ligação da empresa à maior comunidade de developers, oferecendo-lhes condições de excelência para o desenvolvimento de projetos inovadores que possam resultar em potenciais produtos e serviços", refere a PT num comunicado enviado à imprensa.

O Sapo Codebits Labs da Start Up Lisboa vai integrar onze grupos, selecionados na última edição do Sapo Codebits, que irão contar com o know-how e apoio permanente do SAPO, garante a operadora.

Para além de providenciar aos participantes as condições de trabalho necessárias à incubação dos seus projetos, o Sapo Codebits Labs inclui um plano de formação, abrangendo as componentes tecnológicas, relacionais e de negócio, explica-se. Prevê ainda um projeto editorial que irá contar as histórias e os desenvolvimentos relevantes até ao final do ano.

A criação do novo laboratório SAPO compreende também o lançamento do Prémio Codebits Labs, com o objetivo de distinguir o projeto mais promissor da Internet portuguesa, a anunciar na próxima edição do Sapo Codebits.

Como referido, o novo laboratório SAPO junta-se aos já existentes SAPO/UA e SAPO/UP (http://labs.sapo.pt/up), em parceria com as Universidades de Aveiro e Porto, e que funcionam como ferramentas de aproximação da universidade ao mercado de trabalho. Neste caso, o objetivo é promover a criação de produtos tecnologicamente diferenciadores, inovadores e que contribuam, quer para o desenvolvimento de novas tendências e paradigmas académicos, como para o desenvolvimento de novas ofertas comerciais.

A Start Up Lisboa foi inaugurada esta quinta-feira e resulta da parceria entre Município de Lisboa, Montepio Geral e IAPMEI. A estrutura de apoio à iniciativa empresarial vai oferecer alojamento e serviços de apoio especializados, nomeadamente através de um programa de pré incubação, desenvolvimento do modelo de negócios através de tutorias com profissionais especializados, formação específica e restrita, eventos de networking e atividades complementares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé