A United States International Trade Comission (ITC) anunciou que irá dar seguimento à queixa pela HTC contra a Apple e investigar a empresa gerida por Steve Jobs por alegada violação de patentes.

No processo encaminhado à ITC em Maio último, a fabricante de Taiwan acusa a Apple de violar cinco das suas patentes e pede a suspensão da venda do iPad, do iPhone e do iPod nos Estados Unidos.

Com a acção, a HTC pretende proteger a sua "propiedade intelectual", os seus parceiros e os consumidores", referia na altura Jason Mackenzie, vice-presidente da divisão norte-americana da empresa, numa nota de imprensa.

O processo apresentado à ITC foi uma clara resposta da fabricante do Nexus One para a Google à queixa registada pela Apple no início do passado mês de Março, onde foi acusada de infringir vinte patentes relacionadas com o iPhone.

Já nessa ocasião a HTC fez questão de referir que estava determinada a defender as suas próprias inovações tecnológicas, dando a entender que poderia avançar com uma acção como aquela que acabou por acontecer.