Os dados acabam de ser partilhados pela Altice Portugal que indica ainda que no primeiro trimestre o EBITDA atingiu os 245 milhões de euros, aumentando 10,5% face a igual período de 2022.

A empresa destaca o momento positivo, com o crescimento nos principais indicadores. "A Altice Portugal conjuga crescimento com rentabilidade, apesar do contexto concorrencial e de incerteza económica, sustentada na fiabilidade das sua redes, num portfólio diversificado e inovador de produtos e serviços, na melhoria contínua da qualidade de serviço e da relação com os seus clientes", pode ler-se no comunicado.

As receitas e o EBITDA atingiram os  699 milhões de euros e 245 milhões de euros, o que representa crescimentos homólogos de 14,2% e 10,5%, respetivamente, enquanto o investimento ascendeu a 111 milhões de euros. Para a Altice Portugal, estes números reafirmam "a aposta na transformação global das infraestruturas, na inovação e no investimento no País".

"A Altice Portugal continua a investir na densificação da cobertura móvel – 5G (91,1%) e 4G (99,9%), bem como em fibra ótica, com 6,2 milhões casas passadas em todo o país, ligando pessoas e empresas com a melhor tecnologia disponível", refere a empresa.

O contributo da Altice Labs, o laboratório de inovação da Altice Portugal, é destacado, lembrando-se que esta unidade exporta tecnologia made in Portugal para o mundo, suportada na sua aposta em Investigação & Desenvolvimento.

O documento sublinha ainda o posicionamento da MEO como líder em todos os serviços, citando dados da ANACOM.

Em relação à performance operacional a tendência é positiva: "o controlo dos desligamentos continua em níveis históricos e a aquisição de clientes mantém-se sustentada, o que permitiu aumentar a Base dos Serviços Fixos em +5,3% nos últimos 12 meses, tendo a Base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição crescido +4,2%".

Destaca-se ainda que todos os segmentos e linhas de negócio da Altice Portugal cresceram em receitas no primeiro trimestre de 2023, com a expansão da base de clientes e a diversificação do portfolio de serviços cada vez mais digitais.

No segmento de consumo as receitas registaram o valor de 335 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, com crescimento homólogo de 6,8%, e a base de clientes únicos aumentou 1,6% face ao período homólogo do ano anterior, somando mais 26 mil adições líquidas, para um total de 1,7 milhões.

Nos serviços empresariais as receitas atingiram os 364 milhões de euros neste trimestre, numa variação homóloga crescente de 22,0%, que a empresa diz ser impulsionada, sobretudo, pelo crescimento da Altice Labs.

O comunicado destaca ainda o reforço do investimento, que decorre da aposta na rede móvel, em infraestruturas core de última geração e na expansão da rede de fibra ótica.

"A aposta no reforço da Rede Móvel e em particular na implementação da tecnologia 5G, conduziu ao aumento da taxa de cobertura da população portuguesa de 48,9% no final do primeiro trimestre de 2022, para 91,1% um ano depois, mantendo-se a taxa de cobertura 4G da população nacional em 99,9%", refere a Altice.

Nota da redação: foi feita uma correção no 3º parágrafo. Última atualização 11h19