Os operadores de telecomunicações móveis poderão continuar a assistir ao crescimento das suas receitas graças a um aumento na utilização dos serviços de dados que se irá verificar nos próximos anos, prevê o Yankee Group.



Estima-se que durante os próximos quatro anos o número mundial de subscritores de comunicações móveis cresça cerca de nove por cento, ultrapassando os 1,75 mil milhões. Mas, uma vez que os novos clientes deverão utilizar menos os seus telefones do que os actuais, o ARPU (receita média por cliente) irá decrescer, explicou analista Wally Swain, do Yankee Group, em declarações ao The Register.



Apesar do número crescente de utilizadores, as receitas gerais dos serviços de voz também poderão diminuir devido às pressões concorrenciais que irão obrigar à redução do custo de chamadas, refere o mesmo responsável. Por outro lado, as receitas relativas aos serviços de dados - como o SMS, o MMS, o email, o acesso remoto à rede empresarial, acesso à Internet e a jogos - farão crescer o ARPU e as receitas gerais dos operadores móveis, afirma o Yankee Group no estudo "Data ARPUs Save the Day for Wireless Operators".



Segundo a consultora, as receitas globais dos serviços wireless irão crescer nove por cento, em média, até 2007. Contudo, este crescimento irá variar de região para região e será menor na América do Norte, onde as receitas irão subir apenas cinco por cento. Na região EMEA verificar-se-á uma subida de sete por cento durante os próximos quatro anos.



O incremento na América Latina deverá ficar acima dos dez por cento, contudo atrás do da região Ásia-Pacífico, onde as receitas de serviços das operadoras irão registar crescimentos de cerca de 15 por cento. Os valores previstos para essa região serão impulsionados pela China, que registará um aumento de 20 por cento das receitas durante esse mesmo período.



Swain afirmou que a popularidade dos serviços de dados tende a crescer com o lançamento das redes 2.5 ou GPRS, que muitas vezes surgem com novas aplicações para todos os tipos de subscritores. "Não será apenas o uso empresarial de dados wireless a aumentar, já que os consumidores também terão acesso a novas fontes de entretenimento e informação", salientou.



Notícias Relacionadas:

2003-09-19 - Empresas europeias reconhecem benefícios de acesso móvel a email

2002-10-13 - Indústria das telecomunicações tem de alterar modelo de negócio

2002-08-20 - Negócio de dados registará mais de 50 mil milhões de euros em 2005