A Red Hat anunciou hoje ter chegado a acordo com a America Online para a aquisição de um conjunto de competências do Netscape Security Solutions. O negócio visa a aquisição de vários produtos onde se incluem o Netscape Directory Server e o Netscape Certificate Management System, avançam as empresas em comunicado, sem revelarem os pormenores financeiros do acordo.



Por trás da aquisição está o objectivo de melhorar o portfólio de produtos open source da Red Hat e incrementar os níveis de concorrência aos principais rivais do mercado, sobretudo junto dos grandes clientes empresariais e governamentais.



A Red Hat avança que os produtos serão integrados no seu Open Source Architecture (OSA) com o objectivo de melhorar a segurança, gestão e produtividade de dispositivos e aplicações suportadas pela OSA. De sublinhar que a aquisição deverá estar concluída ainda durante o terceiro trimestre deste ano e a disponibilização dos produtos Netscape, em versão open source, deverá acontecer nos próximos seis a oito meses.



Para já não é conhecido o modelo de licenciamento a adoptar pela Red Hat mas possivelmente a empresa irá optar por um modelo de General Public License (GPL), admitiu Matthew Szulik CEO da empresa numa entrevista concedida ontem e citada pela C|Net.



O Netscape Directory Server permite centralizar definições aplicacionais, perfis de utilizadores e informações de controlo de acesso numa rede registada, facilitando a gestão de dados através da redução dos elementos redundantes e melhorando a segurança através da utilização de uma única fonte de autentificação.



O Netscape Certificate Management System fornece um conjunto de parâmetros desenhados para autentificar a identidade dos utilizadores e assegurar a privacidade das comunicações através de mecanismos de encriptação.



Na entrevista concedida ontem, Matthew Szulik admitiu a possibilidade de novas aquisições. "Continuamos a olhar para equipas pequenas e eficazes com tecnologias ricas que possamos integrar de forma fácil na arquitectura open source", admite. O responsável garantiu ainda que a operação de aquisição de competências do Netscape não superou os 25 milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2003-09-30 - Red Hat define nova estratégia que procura acrescentar valor ao Linux

2003-04-07 - Red Hat inicia comercialização de suite de aplicações empresariais Linux